Reabilitação do bairro social de Santa Luzia - Porto
A urbanização, localizada na freguesia de Paranhos, é constituída por 32 blocos para arrendamento, num total de 75 entradas e 640 fogos.
A estratégia de reabilitação definida pelo dono de obra, que se reflecte neste Projecto de Execução, contempla a reabilitação da envolvente exterior (vertical e horizontal), corrigindo as anomalias verificadas e eliminando as suas causas, caixa de escadas e zonas comuns.
Além da correcção de anomalias e eliminação das suas causas, o Programa desta intervenção apresenta os seguintes requisitos:
- A substituição do revestimento de coberturas (fibrocimento);
-O encerramento de caixas de escadas;
- O tratamento e qualificação das zonas comuns, nomeadamente tratamento de paredes e pavimentos;
- A reformulação de infraestruturação das mesmas zonas, pela sua adequação às exigências actuais: abastecimento de águas, electricidade, telecomunicações e de televisão por cabo.
As causas prováveis para as principais anomalias generalizadas verificadas nas fachadas, em zona corrente, são a fendilhação de revestimento, a inexistência de isolamento térmico contínuo.
A solução de reabilitação que permite a conjugação da reabilitação do desempenho térmico da fachada com a sua melhoria estética é a aplicação de sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior com revestimento de ligante sintético ou misto armado com rede de fibra de vidro (sistema ETICS).
© fotografias de Inês d'Orey/Almamate