O presente projecto, destina-se à remodelação e ampliação do "Pavilhão de Psiquiatria" do Novo Hospital Distrital de Vale do Sousa.
As áreas a remodelar estão divididas, como mostra a planta correspondente, em:
unidade de internamento/apoios a unidade de internamento/apoios a unidade de internamento (doentes).
O piso a construir sobre o pavilhão existente terá 1326m² e funcionará de nível com a rua existente a sul do pavilhão através de uma plataforma em betão a construir.
Este novo piso integra 6 áreas distintas como mostra a planta correspondente, que são:
entrada/administração/consulta externa/psicoterapia/apoios comuns (pessoal)/hospital de dia.
Na área a remodelar o acréscimo de área tem a ver por um lado com áreas que não estavam previstas como um quarto médico e respectiva instalação sanitária, área de sujos, mais arrumos e acréscimos de áreas na sala de trabalho de enfermagem e no refeitório.
Na área a ampliar as diferenças mais significativas têm a ver com mais um gabinete para a direcção e acréscimos de áreas na sala de espera de adultos, na área de psicoterapia (divisão em 2 salas), na sala de perfusões e no refeitório.
A cércea máxima da nova construção é 5,20 m (sobre laje de cobertura pré-existente). A volumetria da nova construção é 7005 m³.
Todos os compartimentos possuem as dimensões mínimas regulamentares e receberão luz e ar directamente do exterior, com excepção de alguns espaços de arrumos e quartos de banho, que serão dotados de ventilação mecânica.
A nova construção, será em estrutura de betão armado, com paredes exteriores revestidas com isolamento do tipo poliestireno expandido e chapa metálica a definir.
A cobertura será revestida a "camarinha", ou chapa termolacada sobre isolamento térmico. Os rufos, caleiras e tubos de queda serão em zinco.
Foram cumpridas determinações relativas a acessibilidade de deficientes constantes no Dec- -Lei 163/2006 de 8 de Agosto.
Foi garantido o acesso seguro e confortável a pessoas com deficiência de mobilidade.
Porto, 15 de Dezembro de 2010